A+ A A-

Artigos

Uncategorised

Onde Comprar

Feira de Artesanato do Resort e Spa Plaza Caldas da Imperatriz

Santo Amaro da Imperatriz - terças, quintas e sábados das 9h às 17h e domingo das 09h às 12h

Casa Açoriana

Santo Antônio de Lisboa - Florianópolis - Fone (48) 3235 1262

Casa da Alfândega

Centro - Florianópolis - Fone (48) 3028 8100

Café Tens Tempo

Rodovia Baldicero Filomeno, 7640, Ribeirão da Ilha - Florianópolis - Fone: (48) 3337 5711

Lotus Dècor

Rua Baldicero Filomeno, 7661. Freguesia do Ribeirão da Ilha, 88064-002 Florianópolis - Fone (48) 3334 3667

CerâmicaLICA

Lica Takahashi

lica-takahashi

Nascida em Caxias do Sul em 1968, RS, com formação em Hotelaria pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), RS, iniciou seus estudos e práticas na cerâmica em 2002, já residindo em Santa Catarina.

O primeiro contato com a argila foi na Escola de Oleiros de São José. Posteriormente teve aulas com o ceramista escultor Valdo, onde aprendeu torno elétrico e as primeiras noções de queima em forno a lenha.

Em 2003 participou de um concurso de castiçais na Fundação Estácio de Sá em São José onde tirou o primeiro lugar. Estava nascendo uma ceramista.

Em 2005 começou a freqüentar curso avançado no Moquém Cerâmica Contemporânea, em Ratones, Florianópolis. Também em 2005 participou de workshop de *Raku ministrada pela mestra Vânia Bueno. Alí nascia o fascínio pela técnica japonesa.

Em 2007, começou a dedicar-se exclusivamente com a cerâmica, abandonando a hotelaria.

Em 2008 abriu o espaço cerâmicaLICA, em Caldas da Imperatriz, Santo Amaro da Imperatriz, junto ao Café do Tabuleiro.

Em 2011 mudou-se para um ateliê maior e mais amplo no mesmo bairro, mas quis o destino que a ceramista Lica Takahashi mudasse no início de 2013 para Florianópolis, num dos mais belos recantos da ilha, no Ribeirão da Ilha.

Mas o Universo conspirou e trouxe a ceramista de volta as suas raízes ao pé do Tabuleiro. Agora de volta a Caldas da Imperatriz, recomeça seu trabalho com novos planos. O Ateliê está no início da Rodovia Princesa Leopoldina, nº 103 com espaço para exposição e venda. Será ministrado curso básico a partir do segundo semestre.

Continua a produzir peças em alta temperatura , na sua maioria utilitários. Continua testando novos esmaltes e novos designs. Utilizando técnicas alternativas de Raku ( Raku tradicional, Raku nu, Raku com crina de cavalo ) e Pit , faz a alquimia acontecer a olhos nus. Continua suas pesquisas nos livros e nas técnicas de outros mestres e no dia a dia transforma estes conhecimentos em arte.

 

Ateliê de Cerâmica Lica Takahashi

Ateliê de Cerâmica Caldas da Imperatriz, um pequeno vilarejo em Santo Amaro da Imperatriz, SC, tem fontes de água termal radioativa, considerada a segunda melhor água termal do mundo em qualidade, perdendo apenas para Baden-Baden, na Alemanha. O Resort & SPA Plaza Caldas da Imperatriz oferece uma estrutura completa aos turistas. O Hotel Caldas da Imperatriz traz consigo mais de 150 anos de história, desde a vinda da princesa Leopoldina e o príncipe D. Pedro II no século 19.
Além da natureza exuberante com vales e montanhas, o Rio Cubatão do Sul propicia aos amantes dos esportes radicais o rafting e canoagem.
Junto a este cenário está o Ateliê de Cerâmica Lica Takahashi, ao lado do Café do Tabuleiro e Apuama Rafting.
O ateliê conta com uma galeria onde expõe seus trabalhos. Você encontra mandalas, crucifixos, esculturas, utilitários, pingentes e peças decorativas.
Usando a técnica do Raku (técnica japonesa de craquelamento e carbonização), as peças ganham um toque, às vezes de leveza e sutileza, às vezes de poder e  outras vezes traços fortes e marcantes do fogo. Os utilitários ganham cor e vida com os esmaltes.

Horário de atendimento: De Terça a Domingo.
Das 10:00h às 12h e das 14h às 18h. Para atendimento fora do horário favor entrar em contato pelo celular.

013 DSC03678

032

{mosmap}

Imprensa & Exposições

Programa Missão Casa 23/11/09 com a ceramista Vânia Bueno e suas alunas:

Reportagem A Revista SC Ano I - Nº1:

Revista Mural - 52 - Ano 5:

A Ceramista

Lica Takahashi Lica Takahashi

Nascida em Caxias do Sul em 1968, RS, com formação em Hotelaria pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), RS,  iniciou seus estudos e práticas na cerâmica em 2002, já residindo em Santa Catarina.

O primeiro contato com a argila foi na Escola de Oleiros de São José. Posteriormente teve aulas com o ceramista escultor Valdo, onde aprendeu torno elétrico e as primeiras noções de queima, em forno a lenha.

Em 2003 participou de um concurso de castiçais na Fundação Estácio de Sá em São José onde tirou o primeiro lugar. Estava nascendo uma ceramista.

Em 2005 começou a freqüentar curso avançado no Moquém Cerâmica Contemporânea, em Ratones, Florianópolis. Também em 2005 participou de workshop de Raku ( craquelamento e carbonização) ministrada pela mestra Vânia Bueno. Alí nascia o fascínio pela técnica japonesa.

Em 2007, começou a dedicar-se exclusivamente com a cerâmica, abandonando a hotelaria.

Em 2008 abriu o espaço cerâmicaLICA, em Caldas da Imperatriz, Santo Amaro da Imperatriz,  junto ao Café do Tabuleiro e Apuama Rafting.

Atualmente está se especializando em Raku, técnica milenar japonesa ( a peça é retirada incandescente do forno a uma temperatura de 800ºC e colocada na serragem. Posteriormente é resfriada na água fria). Também frequenta o Atelier da ceramista Vânia Bueno ( renomada ceramista com mestrado em Londres, com várias peças premiadas, atualmente morando no Rio Vermelho, Florianópolis),  fazendo curso de esmaltação e alta temperatura.

A Ceramista