CerâmicaLICA

Lica Takahashi

lica-takahashi

Nascida em Caxias do Sul em 1968, RS, com formação em Hotelaria pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), RS, iniciou seus estudos e práticas na cerâmica em 2002, já residindo em Santa Catarina.

O primeiro contato com a argila foi na Escola de Oleiros de São José. Posteriormente teve aulas com o ceramista escultor Valdo, onde aprendeu torno elétrico e as primeiras noções de queima em forno a lenha.

Em 2003 participou de um concurso de castiçais na Fundação Estácio de Sá em São José onde tirou o primeiro lugar. Estava nascendo uma ceramista.

Em 2005 começou a freqüentar curso avançado no Moquém Cerâmica Contemporânea, em Ratones, Florianópolis. Também em 2005 participou de workshop de *Raku ministrada pela mestra Vânia Bueno. Alí nascia o fascínio pela técnica japonesa.

Em 2007, começou a dedicar-se exclusivamente com a cerâmica, abandonando a hotelaria.

Em 2008 abriu o espaço cerâmicaLICA, em Caldas da Imperatriz, Santo Amaro da Imperatriz, junto ao Café do Tabuleiro.

Em 2011 mudou-se para um ateliê maior e mais amplo no mesmo bairro, mas quis o destino que a ceramista Lica Takahashi mudasse no início de 2013 para Florianópolis, num dos mais belos recantos da ilha, no Ribeirão da Ilha.

Mas o Universo conspirou e trouxe a ceramista de volta as suas raízes ao pé do Tabuleiro. Agora de volta a Caldas da Imperatriz, recomeça seu trabalho com novos planos. O Ateliê está no início da Rodovia Princesa Leopoldina, nº 103 com espaço para exposição e venda. Será ministrado curso básico a partir do segundo semestre.

Continua a produzir peças em alta temperatura , na sua maioria utilitários. Continua testando novos esmaltes e novos designs. Utilizando técnicas alternativas de Raku ( Raku tradicional, Raku nu, Raku com crina de cavalo ) e Pit , faz a alquimia acontecer a olhos nus. Continua suas pesquisas nos livros e nas técnicas de outros mestres e no dia a dia transforma estes conhecimentos em arte.